Reunião com o Secretário de Estado Adjunto da Saúde

17-03-2016 22:08

No seguimento do pedido de reunião realizado ao Sr. Secretario de Estado Adjunto da Saúde Dr. Fernando Araújo, foi hoje a (17/3/2016) a ANTEPH recebida por este.

No seguimento da reunião a ANTEPH apresentou um conjunto de propostas e alertou para a situação hoje vivida no pré-hospitalar onde se destacou:

Criação da regulamentação do TEPH em conjunto coma criação da respetiva carreira na função pública, em que foi com agrado que a posição foi consensual, estando este empenhado na publicação da carreira, com posterior regulamentação, abrangendo no futiro todos os técnicos existentes quer os do INEM ou dos restantes parceiros do SIEM;

A ANTEPH apresentou a proposta de criação da Câmara Oficial do Técnico de Emergência, processo a ser analisado apos a criação da respetiva carreira;

Foi também abordada a necessidade de clarificar na carreira a questão dos atuais TOTE,  atendendo a especificidade da sua atuação, ficando acordado que a sua integração na carreira não alteraria a sua especificidade devendo esta posteriormente ficar definida no âmbito das estruturas funcionais do INEM e no contrato coletivo de trabalho a ser negociado com os respetivos sindicatos.

A ANTEPH alertou ainda para a necessidade urgente de reestruturação do actual sistema de forma a colmatar as falhas existentes, alertas que foram bem recebidos e obtendo-se a concordância com os mesmos na generalidade;

A ANTEPH entregou ainda a proposta de alteração ao atual regulamento de transporte de doentes urgentes.

Foi solicitada pelo Sr. Secretario de estado o apoio da ANTEPH no encontro das soluções, apoio esse que foi assegurado, estando a ANTEPH sempre disponível para colaborar.

Foi com agrado que a ANTEPH verificou a abertura na resolução dos problemas, e pelo reconhecimento pelo Sr. Secretario de estado da importância que os TEPH tem para o pré-hospitalar, e pelo reconhecimento deste pela legitimidade de existir uma carreira.

A ANTEPH agradece publicamente ao Dr. Fernando Araújo por se ter disponibilizado a nos receber, que se traduz num ato de reconhecimento do papel da ANTEPH como parceiro no encontro de soluções.