Utilização de GLUCAGON

09-11-2015 10:47

No seguimento do parecer da DGS constante da informação número 005/2014 datada de 05/06/2014 em relação a utilização de GLUCAGON, e uma vez que:

"O Glucagom é uma hormona produzida no pâncreas, muito importante na regulação dos valores de açúcar no sangue (glicemia). A palavra glucagon deriva de gluco, glucose e agon, agonista, ou seja é um agonista para a glicose: o seu papel fundamental é aumentar a glicemia contrapondo- se aos efeitos da insulina, ao longo do dia e noite nos períodos de jejum e nas situações de stress.!  
 
"A única utilização clínica desta hormona enquanto fármaco é no tratamento de emergência em situações de hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue), em que existe alterações da consciência e se torna perigosa a ingestão oral de açúcar ou de alimentos açucarados. É administrado por via intramuscular, vindo já preparada num estojo de fácil utilização por qualquer leigo, amigo, familiar ou colega, necessitando de um ensino muito simples para a sua utilização."  
 
"As hipoglicemias são a causa mais frequente de emergência nas pessoas com diabetes e estão associadas a uma grande morbilidade e mortalidade. (vide: Emergency management of diabetes and hypoglycaemia. Brackenridge A, Wallbank H, Lawrenson RA, Russell-Jones D.Emerg Med J 23(3):183-5 2006)."
 
"Há estudos que demonstram que a utilização do glucagom em comparação com a terapêutica standard das hipoglicemias: a reposição do açúcar por via endovenosa, é segura e fiável ( vide: Prehospital treatment of severe hypoglycaemia: a comparison of intramuscular glucagon and intravenous glucose.Carstens S, Sprehn M.Prehosp Disaster Med 13(2-4):44-50 1998). "
 
"Os meios de emergência devem ser capazes de atuar de imediato, medindo o valor de glicemia e usando os meios habituais para a sua correção: glucagom ou injeção intravenosa de glicose, se houver alteração do estado de consciência, mesmo que seja necessário o seu transporte posterior ao hospital."
 
 E atendendo que a conclusão da DGS " O Glucagom é um tratamento de emergência, preparado para ser administrado por qualquer pessoa, de imediato, sempre que uma pessoa com diabetes esteja com alterações do estado de consciência, em consequência de uma hipoglicemia."
 
Vem assim a ANTEPH recomendar a todos os tecnicos de emergência/ TAS que não devem evitar o uso de GLUCAGON nas situações em que é necessário corrigir uma hipoglicemia grave.