Reunião no Ministério da Saude

30-03-2018 21:36

Reunião no Ministério da Saúde

 

No seguimento do pedido efetuado em conjunto FENIX e ANTEPH, decorreu dia 29 de Março de 2018 pelas 15.00 horas uma reunião no ministério da saúde em que a FENIX foi representada pelo Dr. Pedro Magrinho   em representação da FENIX e Nelson Batista Presidente da ANTEPH.

Esta reunião decorreu com o Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Saúde e contou com os representantes do INEM .

No seguimento da reunião o Dr. Pedro Magrinho fez a apresentação da FENIX e da plataforma de agentes de  proteção civil, bem como dos objetivos destas estruturas da qual a ANTEPH é parceira.

No seguimento desta reunião a ANTEPH manifestou o seu desagrado pela ausência de resposta por parte do INEM e MS as propostas apresentadas, o que demonstra a falta de interesse na resolução dos problemas existentes.

A ANTEPH reforçou a necessidade de ser publicado o Regulamento Profissional do Técnico de Emergência Pré-Hospitalar e a existência da Camara Oficial do Técnicos de Emergência, bem como do modelo de formação, já proposto pela ANTEPH, o que permitirá que exista uma regulação adequada deste setor permitindo que os Técnicos tenham realmente o reconhecimento que merecem.

A ANTEPH reforçou que não é aceitável que exista somente formação para os Técnicos de Emergência que pertencem ao quadro do INEM, numa situação de exclusão dos restantes e que neste sentido no âmbito das parcerias  irá apoiar a criação de um curso Tecnológico de Nível superior nesta área uma vez que entende que a inercia existente por parte do INEM sobre este assunto nada tem contribuído para o desenvolvimento do setor da emergência principalmente no que concerne no desenvolvimento dos atuais Tripulantes de Ambulância de Socorro.

A ANTEPH alertou, mais uma vez que os atuais modelos de formação não estão de acordo com as necessidades formativas e com as necessidades efetiva dos cuidados a prestar , e que pelo fato de serem modelos fechados em nada contribuem para o desenvolvimento da área e desta não  trazem melhorias dos conteúdos ministrados.

A ANTEPH defendeu a revisão da atual portaria de transporte de doentes, nomeadamente permitindo a entrada na área da emergência pré-hospitalar do setor privado, principalmente como resposta de reserva e respondendo a urgências no domínio privado, ressalvando no que a intervenções na área publica que sejam asseguradas pelos atuais agentes, nomeadamente os corpos de bombeiros.

A ANTEPH defendeu a profissionalização dos postos PEM, num sistema idêntico ao que já acontece com as chamadas EIP implementadas pela ANPC nos Corpos de Bombeiros, uma vez que somente por esta via se garante um socorro adequado a população.

O INEM ficou de envolver a ANTEPH na comissão de revisão do Regulamento do Transporte de Doentes, bem como de reunir com a ANTEPH e FENIX de forma a se debater as diversas questões, nomeadamente no que concerne com a formação.

A ANTEHP fica a aguardar o convite do INEM para estas reuniões, esperando que este mude de politica e que demonstre realmente que existe interesse na resolução dos problemas, em particular dos Tripulantes de Ambulância, e não como tem acontecido até a data.

A Direção