COMUNICADO

25-03-2016 19:43

Criação da carreira TEPH

Ontem a aprovação em concelho de ministros ontem dia 24 de Março, foi dado o primeiro passo pelo reconhecimento do trabalho que os técnicos de emergência executam em prol da comunidade à mais de 40 anos. Assim, foi cumprido um objetivo ainda não acabado da ANTEPH que foi constituída essencialmente para este fim, além de defender a classe dos técnicos, independentemente da entidade a que pertencem.

A primeira apresentação desta carreira e do seu modelo formativo foi realizada em 2000, por alguns dos fundadores da ANTEPH, mas somente foi ouvida em 2009 quando a ANTEPH em conjunto com o STAE a conseguiram levar ao Secretario de Estado Adjunto da Saúde em conjunto com o presidente do INEM da altura Dr. Abílio Gomes, que graças a este permitiu que fosse a discussão publica o plano de recursos humanos do INEM que já integrava a criação do TEPH, que foi aprovado, mas que lamentavelmente foi ignorado pela direção seguinte do INEM, liderada pelo Dr. Miguel Oliveira, que apesar das indicações dadas para o INEM produzir a proposta legislativa, nada o fez, alimentando interesses internos de uma carreira exclusiva para o INEM, algo que a ANTEPH sempre se opôs e continuará a opor.

Hoje aguardamos a publicação do decerto legislativo que dará corpo a constituição da carreira no âmbito da função publica, e trabalharemos no sentido de que seja publicado o regulamento geral do TEPH, já entregue a proposta a OM e Ministério da Saúde, bem como o respetivo referencial de formação que dará as competências técnicas e cientificas, que permitirão de um modo geral que esta profissão seja devidamente enquadrada e abrangente quer para o setor privado quer para o setor publico, conforme acordado com o Sr. Secretario de Estado da Saúde Dr. Fernando Araújo, esperemos que o atual presidente do INEM, acolha as nossas propostas de forma a podermos ter uma uniformização do socorro neste país uma vez que é inaceitável que existam técnicos de primeira e outros de segunda da mesma forma que o cidadão que necessita de ser socorrido também não o é.

A Direção da ANTEPH continuará a trabalha e por agora somente nos resta desejar uma Boa Páscoa.