Comunicado

26-06-2015 17:25

A emergência pré-hospitalar assume hoje um papel fundamental e complementar no tratamento do doente urgente/emergente, obrigando a que as equipas que intervém no sector esteja mais bem formadas e capazes aumentando a sua capacidade de responder a situações cada vez mais complexas.
Temos assistido nos últimos anos ao surgimento de novos recursos na intervenção como Motas de Emergência, Helicópteros de emergência, Ambulâncias de Emergência, VMER, no entanto é no nosso entender que o facto de se ter aumentado o tipo de recursos disponíveis estes não têm sido acompanhados da formação adequada aos profissionais que os tripulam, principalmente os Tripulantes de Ambulância, em que pelo contrário os atuais modelos de formação são redutores e limitativos.
Outra situação que destacamos é a atual politica de implementação de VMER em que são exclusivamente de base hospitalar, modelo que não responde as reais necessidades do país atendendo a serem recursos limitados e em muitos casos distantes dos principais locais onde ocorrem as emergências, como podemos destacar em Lisboa que não respondem as necessidades e por exemplo em algumas regiões como Évora e Beja em que uma VMER chega a demorar 50 minutos a responder a uma emergência médica, situação inaceitável e injustificável. Para tentar atenuar estas situações temos verificado a utilização de ambulâncias SIV a fazer o lugar das VMER, o que é na prática a substituição do papel do médico, pelo do enfermeiro, situação que é por nós inaceitável, uma vez, que não se trata do mesmo nível de resposta nem responde ao nível de intervenção expectável.
Assim, propomos a Vª Exª que o modelo de implementação das VMER seja alterado, colocando estas em locais estratégicos, e fora do hospital, de forma a poder-se ter o apoio médico necessário. Neste sentido, entendemos, que deve ser ativadas de imediato as VMER de base CODU, principalmente em Lisboa, em que erradamente foi ativada uma SIV com o objetivo de colmatar a falta de uma VMER, em que este recurso é manifestamente insuficiente, bem como devem, na nossa opinião ser colocadas outras em zonas em que existe SIV.
Estas VMER, principalmente de base CODU, serão também por esta via, VMER para formação, permitindo assim a uniformização dos estágios dos diversos profissionais da emergência.
Com os melhores cumprimentos

A Direcção
Nelson Teixeira Batista