Comunicado

19-06-2018 14:21

Face aos ultimos acontecimentos relacionados com a formação TEPH, vem a direcção divulgar o oficio que hoje enviou ao Sr. Secretário de estado adjunto da saude Dr. Fernando Araujo.

Exmo. Secretario de Estado Adjunto da Saúde

Dr. Fernando Araújo

 

Formação TEPH

 

A ANTEPH, tem vindo a apresentar propostas e a alertar para diversos problemas no setor do pré-hospitalar, situação que não tem tido acolhimento quer pelo governo quer pelo Instituto Nacional de Emergência Médica, como se pode verificar na resposta dada pela direção do INEM a falta de resposta em relação às mesmas, em que mais uma vez

A ausência de uma resposta cabal as nossas propostas tem vindo a permitir que atualmente se vive no setor do pré-hospitalar um mau estar entre os técnicos de emergência sejam eles TEPH ou TAS em relação a outros profissionais de saúde, em particular enfermeiros, em que estes últimos usam de forma arrogante e desmedida a humilhação e a ameaça no sentido de desvalorizarem aqueles  que são o pilar da emergência pré-hospitalar, situação que agora culmina com um boicote a formação TEPH, nomeadamente impedindo estes de frequentarem o estagio de observação que se encontrava programado.

Esta situação atingiu todos os limites aceitáveis num estado de direito em que pela ausência de autoridade do estado se permite que uma classe profissional, neste caso a enfermagem, tente segregar outra classe profissional os TEPH/TAS, recorrendo a processos no mínimo eticamente deploráveis e condenáveis.

Exmo. Secretário de Estado, Dr. Fernando Araújo, esta situação não pode ter continuidade, e somente se resolve, no nosso entender, por uma tomada de posição clara do Governo, em relação aos TEPH/TAS, que passa obrigatoriamente pela publicação do regulamento profissional, e a criação da Câmara Profissional correspondente, conforme propostas apresentadas, bem como a existência de um modelo formativo, que cumpra a regras do ensino profissional em vigor, aberto a todos, e não somente aos que integram o quadro do INEM.

Assim, e uma vez que é necessário um esclarecimento desta situação, pelo solicitamos a Vª EXª o agendamento de uma reunião de caracter urgente de forma a podermos ter uma resposta efetiva e clara do que é pretendido dos TEPH/TAS.