Comunicado 7/2021

15-04-2021 01:35

A ANTEPH assinala no dia 15 de abril de 2021, os 5 anos do Decreto-lei 19/2016 que criou a Carreira especial TEPH - Técnico de Emergência Pré-Hospitalar do INEM.

Ao fim de mais de 30 anos sem o reconhecimento profissional para todos os que trabalham na Emergência pré-hospitalar e depois de uma luta durante anos em que a ANTEPH participou ativamente, era finalmente publicado um decreto-lei que criava os Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar ainda que esta lei só servisse os profissionais do INEM, contribuindo ainda mais para um agravamento das assimetrias regionais no socorro em Portugal.

As competências aprovadas neste decreto-lei, permitem prestar cuidados que hoje só estão disponíveis em Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação - VMER e ambulâncias de Suporte Imediato de Vida - SIV.

Segundo os próprios números do INEM, só em 40% das situações consideradas graves estes meios são ativados, ficando os restantes 60% à mercê de técnicos que não dispõem de equipamentos nem formação adequada, com sucessivos bloqueios de outras classes profissionais.  

Já solicitámos diversas audiências ao Ministério da Saúde e ao INEM bem como já denunciamos estas situações há tempo demais!! 

Passados mais de 5 anos, daquele que seria o modelo de referência para os profissionais da Emergência pré-hospitalar em Portugal, constatamos que a lei não é cumprida.

A ANTEPH irá entregar uma carta ao Exmo. Sr. Presidente da República, hoje às 14h00, na sua residência oficial, onde denuncia que o decreto de lei assinado pelo Sr. Presidente não é cumprido.

Apelamos à sua intervenção para que todos os portugueses sejam socorridos da mesma forma e para que exista um enquadramento profissional para TODOS os que prestam socorro. 

Queremos para TODOS a Profissão de Técnico de Emergência Médica, para que se regularize a situação dos milhares de profissionais do INEM, dos Bombeiros, Cruz Vermelha Portuguesa e do Setor privado que são afetados por este incumprimento da lei.

Os profissionais que asseguram mais de 90% da Emergência pré-hospitalar ficaram de fora desta lei.

A lei não é cumprida…. Quantas pessoas morreram por causa disso?

Lisboa, 15 de abril de 2021

A Direção

Luis Canaria