Comunicado 4/2021

12-02-2021 00:50
A ANTEPH - Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar assinala no dia 11 de fevereiro, o Dia Europeu do 112, e enaltece a importância vital de todos os técnicos que trabalham nas Centrais de Emergência deste país.

São técnicos que trabalham sob uma pressão imensa, com um elevado volume de chamadas, de níveis de stress e que desempenham uma função vital para que cada vida possa ser salva, logo desde o início da chamada 112.

A importância de apoiar um contactante para conseguir fazer manobras de reanimação cardio-pulmonar num familiar até à chegada do socorro, o sangue frio para conseguir ajudar uma mãe a parar uma convulsão febril de um bebé até à chegada da ajuda, a importância de localizar corretamente um acidente grave para que os meios de socorro cheguem tão rápido quanto possível, a capacidade e o foco que estes técnicos têm para incentivar gestos que salvam no meio de uma chamada com ansiedade, choro e desespero de um pedido de ajuda. Estes são alguns dos poucos exemplos do dia-a-dia de um técnico de emergência pré-hospitalar de uma central de emergência 112.

A ANTEPH recorda que estes Técnicos:
Lutam, há anos, por uma profissão regulamentada que ainda não existe.
Desempenham uma atividade de desgaste rápido, mas que não é reconhecida como tal.
Ganham salários baixos, sem subsídios de risco, pese embora toda a responsabilidade e nível de complexidade que a função exige.

A ANTEPH recomenda novamente às entidades competentes que possam existir Centrais Unificadas De Emergência de âmbito regional, à semelhança do que existe na Europa e no mundo e que juntem no mesmo local os diversos intervenientes numa chamada de socorro, sejam Forças de Segurança, INEM, Bombeiros, Cruz Vermelha Portuguesa, Proteção CIvil, etc.

Porque o número Europeu de emergência 112 somos todos nós!

Pel'A Direção
Luis Canaria