Comunicado 3/2015

30-01-2015 14:39

No seguimento das noticias vindas a publico hoje, em que é posta em causa a formação dada a 20 técnicos do INEM, por parte de alguns enfermeiros do referido instituto vem a ANTEPH publicamente agradecer à direcção do INEM pela aposta em formação mais diferenciada para os seus técnicos e denunciar que a atitude deste grupo de enfermeiros somente visa o bloqueio do acesso a formação diferenciada por alguns que nos últimos anos tem vindo a manipular a formação desvalorizando a necessidade do aumento de competências.

As ANTEPH, denuncia que existe um acordo entre os enfermeiros e o departamento de formação do INEM, em que é vedado aos técnicos  o acesso a formação diferenciada como cursos ACLS, ILS e outros, em entidades certificadas por este instituto, situação que somente exista em Portugal, quando o aceso a estes cursos por técnicos é permitido em toda a Europa, situação que somente mostra o corporativismo insano de alguns profissionais da enfermagem em que colocam os seus interesses pessoais acima do doente/sinistrado.

Esperamos que actual direcção do INEM ponha cobro a esta situação de forma a se cumprir um direito constitucional que é o acesso à formação e que desta forma se melhore a assistência ao doente/sinistrado.

Lisboa, 20 de Janeiro de 2015

A Direcção da ANTEPH