Comunicado 01/2022

11-02-2022 04:05

COMUNICADO 01/2022

 

A Associação Nacional de Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (ANTEPH) assinala o Dia Europeu do 112 com o lançamento do Projeto Escola 112.

Este projeto tem por base a implementação de ações de sensibilização regulares junto das escolas de todo o país, com o objetivo de aumentar o conhecimento e a consciencialização sobre o Número Europeu de Emergência – 112.

Nesta data, a ANTEPH alerta para o facto de haver ainda muita dificuldade em fazer chamadas para o 112 de forma correta e para as situações que são verdadeiramente uma emergência. O objetivo passa ainda por reforçar o papel de todos os que ligam 112 na disponibilização de informação válida e eficaz de forma a facilitar a resposta aos pedidos de socorro.

A ANTEPH lança assim os primeiros passos de um projeto nacional que irá envolver as escolas, os municípios e a comunidade em geral e que assenta nos seguintes pressupostos:

 - Programa de ações de sensibilização regulares nas escolas, destinados a alunos, professores, auxiliares, pais, educadores e comunidade em geral.

 - Identificação de elementos-chave na comunidade escolar, responsáveis por efetuar os pedidos de socorro ao Número de Emergência 112, bem como saber organizar a chegada dos meios de socorro quando necessário.

- Recomendação da existência de um Técnico de Emergência Pré-hospitalar em cada parque escolar, sendo este o principal dinamizador dos Projetos Escola 112 implementados.

 - O projeto Escola 112 será ainda o lugar privilegiado para o treino e sensibilização de uma rede de “Cidadãos de Primeira Resposta” ao socorro.

 - Estes cidadãos atuam em reforço da rede de emergência local e nacional, em tudo semelhante aos Community First Responders existentes em outros países.

- Aumento gradual de programas de Desfibrilhação Automática Externa DAE nas escolas e nas comunidades, com ativação dos “Cidadão de Primeira Resposta até a chegada da ambulância.

Desta forma tornamos as comunidades mais seguras, mais treinadas e mais resilientes.

Apoie o projeto ESCOLA 112 da ANTEPH.

Por todos e para todos Somos ANTEPH!!

Lisboa, 11 de Fevereiro de 2022

A Direção

Luis Canaria